Home

Notícias em Destaque

Parceiros do SETECEB

 

Se você acredita  que  a saúde espiritual  e o desenvolvimento de uma igreja está ligada à sua formação pastoral então seja um Parceiro do SETECEB. Estamos aqui, no coração do Brasil, há quase 80 anos formando pastores, missionários e líderes para a seara do Senhor

Retiro do QM da ICEB

DIAS: 06 a 09 de julho

Estão abertas as inscrições para o Retiro do Quadro Ministerial da ICEB e suas famílias. Aproveitem este tempo de renovo para a sua vida!

Palavra do Reitor

Quando incentivo os pastores, missionários, educadores e líderes cristãos continuarem estudando teologia dou lhes pelo menos três razões que os ajudam refletir sobre o assunto.

Digo a eles que Deus nos usa sempre, mesmo sem preparo algum, mas que uma ferramenta bem amolada, bem ajustada, serve com mais eficácia.

Mesmo os que não têm a oportunidade de continuarem estudando formalmente, o fazem de maneira pessoal, o que é de grande valia, mas alguns são chamados para um passo em direção ao estudo teológico mais amplo. Ofereço então as minhas razões...

Leia mais

Os três c´s que fazem a diferença

article 2

“Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco dias do mês de elul, em cinquenta de dois dias." (Neemias 6.15)

Ao lermos o livro de Neemias, observamos nele um homem que viveu completamente sob a dependência de Deus. É sabido que reconstruir é muito mais difícil do que construir, basta observarmos o que acontece numa construção e o que acontece numa reforma.
Quando construímos, começamos do nada, e por isso não existe nenhum empecilho para levantar as paredes ou fazer qualquer outra obra. Já, quando vamos reformar temos que derrubar o que está caindo, tirar o entulho, preparar novamente o terreno, para daí então edificar novamente.

Com relação a Jerusalém, algo semelhante aconteceu, a cidade havia sido destruída, os muros (que significavam a segurança da cidade) haviam sido destruídos e as portas estavam queimadas a fogo (Neemias 1:3). Em vista desse pano de fundo, a reação de Neemias não poderia ter sido outra - assentar e chorar (v.4).

Como se não bastasse, ele teria ainda outro problema para enfrentar - os opositores. Infelizmente, muitos são os que se levantam contra a obra de Deus. Veja quantos se opuseram à obra de reconstrução dos muros: No capítulo 2, verso 10 entra em cena Sambalá e Tobias; no capítulo 2, verso 19 aparece também Gesém e no capítulo 6, verso 1 é mencionado ainda "o resto dos nossos inimigos". 

No entanto, no decorrer desta história, vemos os três C's que fizeram com que o versículo que encabeça esta meditação fosse realidade, e que deve ser o ideal para todo crente:

1. Caráter
Neemias conseguiu implementar o trabalho e obter êxito por causa do seu caráter irrepreensível. Ele não tinha nada que lhe tirasse a autoridade para estar à frente do povo. Por diversas vezes os seus opositores tentaram denegrir a sua imagem perante todos. Eles mentiam (2:19), zombavam (4:2-3), difamavam (6:5-6), e não obtendo sucesso tentaram ainda induzi-lo ao pecado (6:10-13). Se ele não tivesse um caráter íntegro reconhecido por todo o povo, não haveria quem o seguisse para a reconstrução. Para nós é de estrema importância vivermos como referencial para os outros, como disse Jesus: "para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:16).

2. Confiança em Deus:
Se Neemias também não tivesse uma fé autêntica em Deus, ele ficaria completamente desanimado, sem esperança. O que fez com que ele mantivesse sua visão na obra de Deus, era a confiança de que o trabalho era de Deus e seria este mesmo Deus quem o livraria dos seus opositores e o manteria no alvo correto. Em todo o livro vemos orações de Neemias que demonstravam esta confiança em Deus (por exemplo 1:5; 2:4; 4:4; 5:19; 6:9; 6:14). Quantas vezes, ao passarmos por momentos difíceis na vida, desanimamos? Devemos confiar no caráter imutável de Deus, é Ele quem vai nos guiar. Imagine se Neemias perdesse sua confiança em Deus... certamente jogaria tudo para cima e voltaria para o palácio do rei, onde vivia muito bem. Todos nós conhecemos muito bem as palavras do Salmo 37:5: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará", o grande problema é que dizemos que confiamos em Deus, mas quando as coisas não saem como planejamos, desistimos e perdemos as bênçãos.

3. Coragem:
A coragem demonstrada por Neemias estava intimamente ligada à confiança que ele tinha em Deus. Podemos dizer que coragem é uma consequência desta confiança. Por causa de sua coragem, Neemias pôde enfrentar todas as dificuldades e manter-se no foco, mesmo quando os opositores queriam desviar-lhe a atenção da obra (6:2-3). Neemias teve coragem de dizer não e enfrentar seus opositores. Ser cristão não é coisa para os fracos! Jesus mesmo disse que precisamos pensar muito bem antes de dizer que queremos segui-Lo - precisamos calcular (Lucas 14:28,31), precisamos renunciar tudo (Lucas 14:33) - somente os corajosos fazem isso. Jesus, na Sua última aparição ao apóstolo Paulo, não disse outra coisa além de "Coragem!" (Atos 23:11).

Quando tivermos um caráter irrepreensível, uma confiança incondicional em Deus e uma coragem inabalável, iremos fazer diferença no mundo em que vivemos.

Assim como Neemias fez...

Pr. Franck Neuwirth

222

Informações Adicionais

O Discípulo: Um ano que pode mudar sua vida!

O Discípulo

Neste programa de um ano em regime de residência você participa do nosso curso básico de teologia que é também o primeiro ano do curso de Bacharelado!
Leia mais...

 

Programa de Pós-graduação

Programa de Pós-graduação

Oferecemos pós-graduação em Aconselhamento Cristão e Mestrados com ênfase em Ministério e Teologia Bíblica.
Leia mais...

 
  • Nós priorizamos o ensino em tempo integral

    Acreditamos que o estudo em regime integral proporciona aos nossos alunos um maior acompanhamento ministerial. Além das avaliações acadêmicas, nossos alunos são avaliados no quesito vida (convivência com os outros alunos e professores no campus) e no quesito ministerial (por meio de avaliações periódicas em seus campos de estágio).

    Formação continuada

    Por meio dos programas de Pós-graduação, incentivamos os nossos egressos a que retornem ao SETECEB visando aperfeiçoar seus conhecimentos e fomentamos a troca de experiências com os demais colegas dentro deste programa.
  • Celebração e Vocação

    Uma das maneiras de conhecer melhor o SETECEB é participando do encontro chamado "Celebração e Vocação", ocorrido no segundo semestre de cada ano. Desta forma os interessados poderão conhecer melhor a nossa estrutura e experimentar um pouco da vida acadêmica.

    Como Solicitar sua Admissão

    Em primeiro lugar, os interessados devem preencher um formulário em nosso site (menu: CURSOS, item: BACHARELADO). Assim que tivermos os dados do candidato, entraremos em contato para marcar a entrevista e a prova de conhecimentos bíblicos. Lembramos que é necessário ter uma carta de recomendação do pastor da igreja local.
  • Localização e mapa para chegar ao SETECEB

    No rodapé desta página você encontrará todas as informações necessárias para chegar ao nosso seminário. Em caso de qualquer dúvida, não deixe de nos contactar. Será um imenso prazer atendê-los.

    Onde se hospedar?

    O SETECEB dispõe de dormitórios para aqueles que tiverem interesse em fazer uma visita. Informações sobre valores e condições de pagamentos podem ser obtidas pelo email: eventos@seteceb.com.br.