Bacharelado em Teologia

Bacharelado em Teologia

QUE SÃO OS CURSOS DE BACHARELADO?

Os cursos no nível bacharelado formam a base, a espinha dorsal da vida do SETECEB. Embora sem reconhecimento do MEC , os nossos cursos de Bacharelado obedecem com rigor os requisitos básicos de um curso de nível superior, que inclui exigência de escolaridade aos alunos (que devem ter concluído o ensino médio), titularidade dos professores, carga horária adequada etc. Vivemos um momento de transição na legislação brasileira no que diz respeito aos cursos Teologia, que atualmente são considerados "cursos livres". Aguardando novos dados para um posicionamento maduro sobre a coveniência de pleitear ou não a autorização e reconhecimento do MEC.

O projeto de formação com base em liberdade e responsabilidade, contribuição decisiva de professores que além de educação formal em sala de aula se envolvem decisivamente num avançado programa de educação não formal. Isto inclui modelo de vida cristã tanto no nível pessoal como familiar e ministerial, relacionamento pessoal no campus do SETECEB.

Devocionais, períodos de louvor e intercessão, cultos especiais, retiros, atividades esportivas e sociais, ligas acadêmicas e outras diversas atividades voltadas ao desenvolvimento de ambiente de comunhão e companheirismo cristão. Todo esforço é dedicado para a criação de um ambiente de cooperação entre as pessoas envolvidas no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.

A ênfase acadêmica dos cursos é colocada no estudo aprofundado e sério das Escrituras Sagradas e na prática ministerial. Entretanto, todas as áreas das ciências sociais que cooperam direta ou indiretamente para o eficiente desempenho do ministério são contempladas de forma equilibrada e consciente, tanto na forma curricular como na programação de atividades extra-curriculares.

O programa de estágio mantido pelo SETECEB é tradicionalmente forte e bem

estruturado. Todos os alunos do curso Bacharelado em Teologia participam de um programa de treinamento prático que inclui atividades durante todos os finais de semana no período letivo (com uma folga por semestre), vinte e um dias durante o mês de julho e quarenta e nove dias no final do ano (alunos casados com filhos em idade escolar podem requerer uma redução desse último período de até duas semanas, quando realmente necessário). Além disso, os alunos participam de estágio de quatro meses no sétimo semestre de estudos em que reside no campo de ministério e são acompanhados por um tutor local e pelo seminário, além de encontros planejados quando se deslocam para o campus do seminário.

 

OBJETIVOS DOS CURSOS DE BACHARELADO:

1. Formação ministerial eficaz e séria em nível superior, nas áreas de ministério pastoral, missões e educação cristã.

2. Formação integral do aluno nas diversas dimensões da pessoa humana em ambiente e padrão de formação cristã.

3. Preparo de pastores, educadores cristãos e missionários.

4. Formação de liderança evangélica equilibrada e comprometida com o serviço cristão.

 

Os Cursos de Bacharelado em Teologia do SETECEB se propõem a contribuir para que durante e ao final do programa o participante seja:

1. Comprometido com o hábito de estudo sistemático, responsável e piedoso da Bíblia, da Doutrina Cristã e dos diversos instrumentos de ação ministerial.

2. Maduro, equilibrado e capaz de exercer humildade científica como pessoa e como estudante.

3. Capaz de avaliar criticamente as diversas práticas doutrinárias e ministeriais.

4. Hábil na arte de criar ou aplicar novos conhecimentos, técnicas e alternativas para o exercício eficaz do ministério em que estiver envolvido.

5. Capaz de perceber a igreja e o mundo a partir de uma cosmovisão ampla e consciente.

 

ATENÇÃO: Verifique no curso o Discípulo qual é o procedimento para fazer a sua matrícula.

222