Filosofia

Filosofia

 

O SETECEB tem como prioridade, em seu programa de educação cristã, cooperar no desenvolvimento da imagem de Cristo na vida dos alunos, bem como prepará-los para o exercício da liderança na igreja local ou para o ministério pastoral, educacional e missionário.

Isto requer do Seminário a apresentação de uma teologia cristã fortemente fundamentada na Bíblia, respeitando os postulados da Reforma Protestante. E requer do aluno uma séria dedicação ao estudo do conteúdo bíblico.

Para que isto aconteça, o SETECEB valoriza e investe ao máximo no ensino integral, que envolve a aprendizagem, o discipulado e o treinamento prático.

O aluno, portanto, além de aprender por meio da instrução dentro e fora da sala de aula e por meio do sistema de pesquisa, tem a oportunidade de ter sua visão ampliada ao participar de estágios em outras igrejas ou no campo transcultural, vivenciando situações diferentes daquelas encontradas normalmente em sua igreja de origem. O programa de estágio para o curso teológico em regime de residência já possui tradição firmada e tem se constituído em referencial para outros seminários no Brasil.

Além disto, em todos os cursos é priorizada uma educação que inclua a vida pessoal do aluno e sua integração no ministério em igrejas locais, o que lhe dá uma visão clara e comprometida com o mundo em que vive, bem como o desenvolvimento de habilidades essenciais ao efetivo cumprimento de seu papel na liderança e ministério na igreja. A formação em sistema de residência para os cursos O Discípulos e Bacharelado intensifica este aprendizado.

Nosso objetivo é, também, participar na formação do caráter cristão e do senso crítico de homens e mulheres a fim de que, mesmo que tolerem diferenças de opinião e busquem o consenso, saibam distinguir com certeza os absolutos e os relativos éticos e doutrinários bíblicos.

Desta forma, os formandos do SETECEB trabalham nas dimensões do:
—    SER - na área física, espiritual, intelectual, emocional e da personalidade.
—    SABER - quanto às Escrituras, teologia, prática de liderança e ministerial.
—    FAZER - quanto a estudar, administrar, alimentar, evangelizar, cuidar, honrar, e outras atividades próprias da função específica que assumir na igreja do Senhor.

Para atingir ao máximo os seus objetivos e filosofia o SETECEB promove, ainda, atividades voltadas ao desenvolvimento de ambiente de comunhão e companheirismo cristãos, tais como devocionais, cultos, períodos de compartilhamento, louvor e intercessão, cultos especiais, retiros, encontros informais e outras.

Tudo isto para ajudar as pessoas a se tornarem líderes e obreiros aprovados, semelhantes a Cristo.