Filosofia

Filosofia

Os cursos do SETECEB são planejados em base de uma filosofia de educação cristã estudada e aprovada pela Igreja Cristã Evangélica do Brasil, ICEB. O programa de educação do SETECEB tem como prioridade cooperar no desenvolvimento da imagem de Cristo na vida dos alunos. O alvo deve ser participar na formação de homens e mulheres com caráter cristão e senso crítico, que tolerem diferenças de opinião na busca do consenso, mas que saibam distinguir com certeza os absolutos e os relativos éticos e doutrinários.

O ponto de partida da filosofia educacional do SETECEB é o processo de discipulado, ajudando pessoas a se tornarem semelhantes a Cristo através da vida e modelo de seus professores (Lc 6:40). Com essa intenção pretende-se equipar o aluno ajudando a ser uma pessoa completa, um crente maduro. Esse projeto de discipulado é fundamentado em três elementos: o primeiro é que modelos são pré-requisitos (I Co 4:16); o segundo é que o intercâmbio de ideias e atitudes entre os modelos e os discipulos é importante (Mt 14:23; 24:1,3; Mc 6:35; Lc 8:9; Jo 4:31); e o terceiro é que a aprendizagem acontece no contexto da vida cotidiana (Mc 3:14; Mt 11:1,2; At 20:18-20). 

Nesse modelo de educação teológica, a formação da liderança exige uma visão de líder servo. O líder servo é alguém que está entre, não acima daqueles a quem lidera. Ele é um servo entre os discípulos que vai gastar sua vida pelos outros. Daí vem sua autoridade para o ministério.

O atendimento a essa filosofia de educação requer: 

" (1) uma séria dedicação ao estudo do conteúdo bíblico, 

" (2) apresentação de uma teologia cristã fortemente fundamentada na Bíblia

" (3) formação integral do aluno que inclua sua vida pessoal e sua integração no ministério da igreja local, 

" (4) uma visão clara e comprometida com o mundo em que vive, bem como 

" (5) o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais ao efetivo cumprimento de seu papel na liderança e ministração na igreja.

Os formandos do SETECEB precisam:

SER - na área física, espiritual, intelectual, emocional e da personalidade.

SABER - quanto às Escrituras, teologia, prática e ciências humanas.

FAZER - quanto a estudar, administrar, alimentar, evangelizar, cuidar, honrar, e outras atividades próprias da função específica que assumir na igreja do Senhor.

Além das atividades tradicionalmente acadêmicas de sala de aula (educação formal), o SETECEB atua de diversas outras maneiras (educação não-formal) para alcançar seus objetivos educacionais. Destacam-se as atividades para comunhão e as dedicadas à prática ministerial.

Entre as atividades para comunhão, promove devocionais, períodos de compartilhamento (inclusive com pequenos grupos), louvor e intercessão, cultos especiais, retiros e outras atividades voltadas ao desenvolvimento de ambiente de comunhão e companheirismo cristão. Todo esforço será envidado para a criação de um ambiente de cooperação entre as pessoas envolvidas no processo ensino/aprendizagem (inclusive direção, funcionários, professores e alunos).

Entre as atividades para prática, além do incentivo ao envolvimento prático do aluno nas atividades de sua igreja de origem, o SETECEB se envolverá no desenvolvimento de oportunidades para a prática de ministério cristão em suas diversas áreas. Com o objetivo de ampliar a visão do aluno, serão oferecidas oportunidades de estágio em outras igrejas ou no campo transcultural, de modo a criar situações diferentes daquelas encontradas normalmente em sua igreja de origem. O programa de estágio para o curso teológico em regime de residência já possui tradição firmada e tem se constituído em referencial para outros seminários no Brasil.