Home

Notícias em Destaque

Parceiros do SETECEB

 

Se você acredita  que  a saúde espiritual  e o desenvolvimento de uma igreja está ligada à sua formação pastoral então seja um Parceiro do SETECEB. Estamos aqui, no coração do Brasil, há quase 80 anos formando pastores, missionários e líderes para a seara do Senhor

Conheça o SETECEB

SETECEB - Por Deus, pela Palavra, pelo mundo.

Assista aqui ao vídeo de divulgação do nosso seminário.

POR QUE CONTINUAR ESTUDANDO TEOLOGIA?

Quando incentivo os pastores, missionários, educadores e líderes cristãos continuarem estudando teologia dou lhes pelo menos três razões que os ajudam refletir sobre o assunto. Digo a eles que Deus nos usa sempre, mesmo sem preparo algum, mas que uma ferramenta bem amolada, bem ajustada, serve com mais eficácia. Mesmo os que não têm a oportunidade de continuarem estudando formalmente, o fazem de maneira pessoal, o que é de grande valia, mas alguns são chamados para um passo em direção ao estudo teológico mais amplo. Ofereço então as minhas razões: 

1) ATUALIZAÇÃO: Digo sempre aos colegas que mesmo a verdade do Evangelho sendo inalterável, completa e perfeita, os comentários a seu respeito têm sido cada vez mais relevantes. Devemos nos atualizar para servir melhor, para ensinar com mais propriedade, para falar mais diretamente ao homem de hoje, para dar respostas mais pertinentes, mais completas, mais profundas. O mundo caminha em uma velocidade tal que devemos correr junto ou não conseguiremos mais falar à nossa geração.  Um exemplo que tenho está ligado à geografia e arqueologia bíblica. Quando estudei aqui mesmo no Seminário que hoje dirijo, os mapas geográficos eram mimeografados. Hoje temos tudo em lindas imagens, podem ser projetadas em Datashow. A geografia é a mesma, mas há mais visão, mais clareza, mais luz, mais recursos, mais vida. Da mesma forma trabalha-se hoje o texto original com mais rigor, mais amplitude, mais ciência, o que ajuda muito na compreensão final. Há mais profundidade na compreensão da Escritura e em um ambiente acadêmico o aprendizado tende a ser  mais incisivo e mais completo. Poucos são os que se disciplinam para estudar sozinhos, por isso existem escolas e universidades, mestrados e doutorados.

2) COMPLEMENTAÇÃO: Além da atualização, que significa lançar um novo olhar sobre as mesmas verdades, existe a complementação, que é avançar um pouco mais sobre os mesmos postulados.  Há hoje mais instrução, mais aplicação, mais visão, mais conteúdo, mais livros, mais doutores, mais horizontes.  Hoje temos mais teologia e mais teólogos, mais ensino e mais professores, mais livros, mais comentários, mais traduções, mais cursos. É maravilhoso já termos caminhado até aqui, mas podemos caminhar mais. O conhecimento, e especialmente o conhecimento das coisas de Deus é ilimitado e instigante. É uma viagem maravilhosa a que fazemos até Deus pelo ensino de sua Palavra. Digo aos meus alunos aqui no SETECEB que eles são privilegiados por serem alunos em um tempo onde há mais e melhores livros, mais pesquisas, mais profundidade no ambiente acadêmico, mais conhecimento. O conhecimento, por sua vez, deve gerar mais temor em cada um de nós, e mais experiência com Deus. O que já aprendemos ninguém poderá tirar de nós, mas concordemos, podemos aprender ainda mais. Não somos completos, sempre haverá algo a ser aprimorado. Sejamos portanto dedicados ao ministério e ao ensino visto que o nosso alvo não é agradar a homens, ou a nós mesmos. O nosso desejo deve ser o de servir melhor ao nosso Deus e isto devemos fazer bem feito, com dedicação e esmero (Rm 12.7).

3) INTERAÇÃO: Quando voltamos a estudar; quando nos tornamos alunos mais uma vez, interagimos com vários outros colegas e assim há uma rica troca de experiências. Descobrimos no ambiente de estudo que somos alunos e professores ao mesmo tempo; aprendemos e ensinamos; somos instruídos e instruímos também. Cumpre-se nesta interação o que nos ensina o Apóstolo Paulo: Instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria (Cl 3.16). Todos nós temos o que aprender e o que ensinar e em um ambiente acadêmico este ciclo se cumpre. Na experiência de cada professor e  de cada aluno acontece a aprendizagem. Nas temporadas de estudos há uma troca de experiência que dificilmente seria feita em outro ambiente. Vale a pena nos assentarmos como alunos, colegas e professores para o crescimento mútuo. Como gostaria que todo pastor, educador e missionário tivesse esta experiência maravilhosa de interação, convivência e aprendizado em grupo.

Nem todos têm, durante todo o tempo, a possibilidade de continuarem estudando em um ambiente acadêmico. Não há qualquer demérito em não voltar ao banco de escola, nem mérito algum ao fazê-lo. O que devemos é ficar atentos para, quando Deus der a oportunidade, a aproveitarmos. De uma forma ou outra, todos continuamos aprendendo, todos nos aprimoramos, mas às vezes perdemos a oportunidade de avançar com mais força e precisão neste desafio. Fiquemos atentos ao que Deus nos indicar.

Pr. Luiz César - Reitor do SETECEB

Informações Adicionais

O Discípulo: Um ano que pode mudar sua vida!

O Discípulo

Neste programa de um ano em regime de residência você participa do nosso curso básico de teologia que é também o primeiro ano do curso de Bacharelado!
Leia mais...

 

Programa de Pós-graduação

Programa de Pós-graduação

Oferecemos pós-graduação em Aconselhamento Cristão e Mestrados com ênfase em Ministério e Teologia Bíblica.
Leia mais...

 
  • Nós priorizamos o ensino em tempo integral

    Acreditamos que o estudo em regime integral proporciona aos nossos alunos um maior acompanhamento ministerial. Além das avaliações acadêmicas, nossos alunos são avaliados no quesito vida (convivência com os outros alunos e professores no campus) e no quesito ministerial (por meio de avaliações periódicas em seus campos de estágio).

    Formação continuada

    Por meio dos programas de Pós-graduação, incentivamos os nossos egressos a que retornem ao SETECEB visando aperfeiçoar seus conhecimentos e fomentamos a troca de experiências com os demais colegas dentro deste programa.
  • Celebração e Vocação

    Uma das maneiras de conhecer melhor o SETECEB é participando do encontro chamado "Celebração e Vocação", ocorrido no segundo semestre de cada ano. Desta forma os interessados poderão conhecer melhor a nossa estrutura e experimentar um pouco da vida acadêmica.

    Como Solicitar sua Admissão

    Em primeiro lugar, os interessados devem preencher um formulário em nosso site (menu: CURSOS, item: BACHARELADO). Assim que tivermos os dados do candidato, entraremos em contato para marcar a entrevista e a prova de conhecimentos bíblicos. Lembramos que é necessário ter uma carta de recomendação do pastor da igreja local.
  • Localização e mapa para chegar ao SETECEB

    No rodapé desta página você encontrará todas as informações necessárias para chegar ao nosso seminário. Em caso de qualquer dúvida, não deixe de nos contactar. Será um imenso prazer atendê-los.

    Onde se hospedar?

    O SETECEB dispõe de dormitórios para aqueles que tiverem interesse em fazer uma visita. Informações sobre valores e condições de pagamentos podem ser obtidas pelo email: eventos@seteceb.com.br.